segunda-feira, 11 de julho de 2011

JEJUM: FOME DE DEUS


INTRODUÇÃO
Jejum não é greve de fome em que alguns realizam com o propósito de adquirir poder político ou atrair a atenção para uma boa causa, jejum não pode ser aderido como uma dieta por necessidade de zelar ou melhorar a própria saúde, não, o Jejum é a abstinência de alimentos ou de outras coisas que julgamos necessários para a nosso bem estar "carnal" com a finalidade de subjugar esses desejos em busca de um fortalecimento espiritual, as escrituras sagradas refere-se ao jejum como a abstenção de alimento para finalidades espirituais.

Quais são os jejuns usados na Bíblia:
(Lucas 4.2)- E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome.
No jejum de quarenta dias de Jesus, diz o evangelista que ele nada comeu? e ao fim desses quarenta dias ?Teve fome? E Satanás o tentou a comer, indicando que era a abstenção de alimento.

O jejum parcial:
(Daniel 10.3)- Às vezes se descreve o que poderia ser considerado jejum parcial; isto é, há restrição e dieta, mas não abstenção total. Embora pareça que o jejum normal fosse prática costumeira do profeta Daniel, houve uma ocasião em que, durante três semanas, ele não comeu?Manjar desejável, nem carne, nem vinho entrou na minha boca, nem me untei com óleo algum? (Daniel 10.3). Não somos informados do motivo para este afastamento de sua prática normal de jejuar; talvez seus deveres governamentais o obstassem.

O jejum absoluto:
Há também diversos exemplos de jejum absoluto, ou abstenção tanto de alimento como de água.

Ester instruiu a Mordecai: Vai, ajunta a todos os judeus.... e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos? (Ester 4.16).

- Paulo fez um jejum absoluto de três dias após seu encontro com o Cristo vivo (Atos 9.9). Considerando-se que o corpo humano não pode passar sem água muito mais do que três dias, tanto

- Moisés como Elias empenharam-se no que devem considerar-se jejuns absolutos sobrenaturais de quarenta dias (Deuteronômio 9.9; 1 Reis 19.8). É preciso sublinhar que o jejum absoluto é a exceção e nunca deveria ser praticado, a menos que a pessoa tenha uma ordem muito clara de Deus, e por não mais do que três dias.

Jejum coletivo:
O único jejum público anual exigido pela lei mosaica era realizado no dia da expiação (Levítico 23.27). Era o dia do calendário judaico em que o povo tinha o dever de estar triste e aflito como expiação por seus pecados.

Obs. Os jejuns eram convocados, também em tempos de emergência de grupo ou da nação: Tocai a trombeta em Sião, promulgai um santo jejum, proclamai uma assembléia solene?
(Joel 2.15) - Quando o Reino de Judá foi invadido, o rei Josafá convocou a nação para jejuar (2 Crônicas 20.1-4) - Em resposta à pregação de Jonas, toda a cidade de Nínive jejuou inclusive os animais? Involuntariamente, sem dúvida.
- Antes do retorno a Jerusalém, Esdras fez os exilados jejuar e orar por segurança na estrada infestada de salteadores (Esdras 8.21-23).

Objetivo do jejum não é atrair pra nós a honra do propósito, mas dar a ele a honra do louvor Mateus 6.16-18).

Deus interrogou o povo no tempo de Zacarias: Quando jejuastes... Acaso foi para mim que jejuastes, com efeito para mim? (Zacarias 7.5).

Todos precisam cultuar em jejuns:
- Anciã, viúva, profeta (Lucas 2.37).
- Os apóstolos (Atos 13.2).

Os propósitos secundários do jejum:
- Davi disse: Em jejum está a minha alma? (Salmo 69.10). Ira, amargura, ciúme, discórdia, medo o que estiverem dentro de nós, vai aflorar durante o jejum. “é a fome”... A cura está disponível mediante o poder de Cristo.
- Paulo escreveu: Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas? (1º Coríntios 6.12).
- Esmurro o meu corpo, e o reduzo à escravidão? Disse Paulo (1 Coríntios 9.27). Semelhantemente, escreveu Davi: Eu afligia a minha alma com jejum? (Salmo 35.13).

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