CONFISSÃO DE PECADOS

Neste culto, vou falar um pouco sobre confissão de pecados, o ato imprescindível de sublime reconhecimento diante do Eterno, de que ‘eu pequei.
Podemos ter uma falsa impressão de “genuinidade” no ato de confissão praticado por alguém, e isso ocorre por não enxergarmos como Deus enxerga, (o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração 

1° Samuel 16:7). Porém logo será observado o não surgimento dos frutos do real arrependimento, não resulta nenhum tipo de benefício dado por Deus. Por tanto, juntos vamos verificar quando uma confissão não tem efeito nenhum diante de Deus?


A CONFISSÃO DE Faraó
Então Faraó mandou chamar a Moisés e a Arão, e disse-lhes: Esta vez pequei; o SENHOR é justo, mas eu e o meu povo ímpios. Orai ao SENHOR (pois que basta) para que não haja mais trovões de Deus nem saraiva; e eu vos deixarei ir, e não ficareis mais aqui.Então lhe disse Moisés: Em saindo da cidade estenderei minhas mãos ao SENHOR; os trovões cessarão, e não haverá mais saraiva; para que saibas que a terra é do SENHOR.
Todavia, quanto a ti e aos teus servos, eu sei que ainda não temereis diante do SENHOR Deus. E o linho e a cevada foram feridos, porque a cevada já estava na espiga, e o linho na haste. Mas o trigo e o centeio não foram feridos, porque estavam cobertos. Saiu, pois, Moisés da presença de Faraó, da cidade, e estendeu as suas mãos ao SENHOR; e cessaram os trovões e a saraiva, e a chuva não caiu mais sobre a terra. Vendo Faraó que cessou a chuva, e a saraiva, e os trovões, pecou ainda mais; e endureceu o seu coração, ele e os seus servos. Êxodo 9:27-34
A confissão feita por Faraó representa uma característica de um grupo grande de pessoas que até confessam no período da chuva do fogo e dos trovões da vida, porem quando esses passam tão logo essas pessoas se voltam contra Deus cometendo os mais terríveis atos pecaminosos.  A confissão foi gerada pela ocasião tempestuosa no convívio com a família, na crise financeira, na dor da enfermidade, em fim, não foi genuíno.

CONFISSÃO DE Balaão.
Então Balaão disse ao anjo do SENHOR: Pequei, porque não sabia que estavas neste caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei. Números 22:34
Como amaldiçoarei o que Deus não amaldiçoa? E como denunciarei, quando o SENHOR não denuncia? Números 23:8; Então Balaque lhe disse: Rogo-te que venhas comigo a outro lugar, de onde o verás; verás somente a última parte dele, mas a todo ele não verás; e amaldiçoa-mo dali Números 23:13.
A confissão de Balaão representa um grupo de pessoas que reconhece o seu pecado porem o seu coração continua preso na injustiça. Esses até confessam, mas não abandonam o pecado, eles permanecem escravos do próprio inimigo através da mentira, das dependências de suas paixões apegadas ao “mundo” e seus prazeres, mantendo-se uma vida dúbia divididos entre Deus e o diabo.

CONFISSÃO DE Saul
Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do SENHOR e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz. 1° Samuel 15:24
A confissão insincera de Saul ainda ocorre nos dias de hoje, são pessoas que confessam por um sentimento de obrigação, sempre com uma preocupação em não faze-lo, colocando sempre desculpas diante de Deus para ter cometido o tal pecado. Essas pessoas conseguem confessar os seus pecados sem que se sintam reais pecadores, nelas não existe um coração sincero ante a sua confissão.

CONFISSÃO DE Judas
Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo. Mateus 27:4
Este talvez seja o pior dos atos assemelhados ao arrependimento revelados pela bíblia sagrada, na verdade esta atitude mais se assemelha com remorso do que arrependimento genuíno. O perdão de Deus através do sangue de Jesus não deixa espaço em nosso coração para esse sentimento conhecido com remorso, mas sim, quando a confissão é genuína  ‘eu sou pecador’, o sentimento que nos vem é de que fomos plenamente perdoados.

Arrependimento Genuíno
Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Lucas 15:18-19