terça-feira, 6 de junho de 2017

Pastor Daniel Junior - Existe vida além da morte?

Esta é uma síntese do estudo bíblico sobre a morte. Sei que o tema não é evitado por muito o que não deveria ser assim já que a morte é a única certeza que temos sobre a vida. Espero que este estudo seja edificante para todos.
que é a morte? 
morte é a consequência do ato consciente do pecado cometido por Adão e Eva no Éden. (Gn 2.17; Rm 3.23; 5.12; 6.23). A morte física é a separação do corpo da alma. O corpo é matéria veio do pó e para o pó retorna. A alma vem de Deus por tanto retorna para Ele para ser destinada a vida eterna ou a condenação eterna (Mt 10.28; 2 Co 5.8; Ec 12.7).
Creio pela palavra de Deus no Estado Intermediário Consciente. Um estado entre a morte e a ressurreição onde tanto os salvos como os perdidos passam a conhece-lo imediatamente após a morte. (Fp 1.20-23; Lc 16.19-31; Lc 23.43; 2 Co 5.1-10; Hb 10.34; 12.22,23). 
A alma do salvo no estado intermediário tem plena consciência, ela vive sem o corpo por isso já estão desfrutando das bênçãos celestiais; porém, não em sua plenitude, e o motivo é simples, o corpo deste crente ainda está no pó aguardando o arrebatamento da igreja o dia da ressurreição para ressurgir glorificado, imortal, incorruptível, espiritual, poderoso, glorioso semelhante ao corpo da gloria de Cristo e então essa alma se une a esse corpo para então desfrutar plenamente das bênçãos celestiais por toda a eternidade. (1 Co 15.50-54).
A alma do ímpio também segue imediatamente em plena consciência para o sofrimento eterno porem, pelo mesmo motivo este sofrimento ainda não está sendo em sua plenitude pois estes também aguardam a ressurreição dos mortos e neste caso após o milênio onde corpo e alma se unirão para então serem conduzidos ao sofrimento pleno eterno. 
Vejamos algumas outras teorias existentes em nossos dias:

  • Existencialistas – Os materialistas tentam afirmar que depois da morte está tudo acabado e que não há vida eterna pois tudo se resume à matéria. Como é possível arriscar a eternidade simplesmente por “achar” que após a morte está tudo acabado? (Ec 12.7)
  • Reencarnação – Afirmam que após a morte o espirito fica vagando pelo mundo ou em mundos distintos e tal espirito recebe outra chance de voltar a vida em outra forma material sem preservar a memória da vida anterior em busca de um possível aperfeiçoamento. Acreditar na reencarnação além de outras complicações simplesmente anula o valor do sacrifício de Cristo Jesus pelo homem perdido na Cruz do Calvário. (Hb 9.27).
  • Purgatório – Criado pelo catolicismo romano, o Purgatório é um estado intermediário entre o céu e o inferno onde o morto passa um tempo por sofrendo destinado a expiação e purificação dos seus pecados até que lhe seja resolvido o seu destino eterno. Não há na bíblia sagrada qualquer citação sobre a existência de um como o purgatório ou até mesmo um semelhante.
  • Sono da Alma – A tese defende que as pessoas após a morte entram em estado de sono espiritual, ficam inconscientes como se não existissem até o dia do juízo final. Eles tratam a morte como sono baseados em textos como: (Mt 9.24; At 7.60; 1 Co 15.51; 1 Ts 4.13) além de textos do Antigo Testamento que falam da morte como fim definitivo da vida (Sl 6.5; 30.93; 115.17; 146.4 Ec 9.10; Is 38.18,19). A expressão “Dormir no Senhor” é retorica e não literal. A afirmativa do apóstolo quanto aos que dormem refere-se ao gozo do descanso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário