domingo, 17 de março de 2013

EDUCANDO FILHO SEGUNDO A VONTADE DE DEUS



INTRODUÇÃO
Segundo a palavra de Deus os filhos são dádivas, herança do Senhor Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão. (Salmos 127:3); e a grande questão é: Como cuidar bem de um presente tão especial?
Os pais sempre ensinam os seus filhos a guardar bem os seus presentes, a não usá-los de forma errada obedecendo aos limites impostos para cada tipo de presente. Exemplo: Não se deve andar de bicicleta ou jogar bola dentro de casa. Brincar de casinha, de boneca, de carrinho tem hora certa. Não brinque com estranhos etc. Gálatas 3.26 - Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Assim como os pais orientam os seus filhos de que forma eles devem brincar com seus presentes, Deus, o nosso pai também nos orienta de que forma devemos cuidar dos presentes que ele nos deu; os nossos filhos.

SEJA O EXEMPLO
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; (1ª Pedro 1:15). Ainda que em alguns casos os filhos nem sempre seguem os exemplos deixados pelos pais, ainda assim a probabilidade de seqüência dos exemplos deixados é a máxima na sociedade.
O apostolo Paulo deixa orientações básicas para o casal que tenha Deus como pai, orientações que, se forem seguidas podem proporcionar uma base sólida para uma boa e forte educação dos filhos. Vejamos: Efésios 5:21-25 - Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, A sujeição, o respeito mútuo, o amor, a sabedoria, Pv. 2:3 - Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; mantendo a paz no lar. A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. (Pv.15:1); O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua. (Pv.18:13). Os pais precisam assumir a sua responsabilidade em ser cumpridores da verdade, Tiago 1:22 - E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. 


EDUCANDO
Provérbios 22:6 - Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. (Pv 22:6). A educação dos filhos deve ser dosada com privilégios e responsabilidades Provérbios 23:13 - Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Provérbios 13:24 - O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga. Provérbios 19:18 - Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar. A criança precisa compreender que a liberdade só é adquirida mediante a responsabilidade para dizer SIM ou NÃO. 1ª Coríntios 10:23 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
Uma educação firme e equilibrada precisa conter os quatro aspectos fundamentais de Deus para o homem, Luca 2:52 - E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.
Aspecto Intelectual – Compromisso com formação acadêmica. Provérbios 4:7 - A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.
Aspecto Físico – Respeito com o corpo. Romanos 6:19 - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Aspecto Espiritual - Compromisso religioso. 1º Samuel 2:11 - Então Elcana foi a Ramá, à sua casa; porém o menino ficou servindo ao SENHOR, perante o sacerdote Eli. 
Aspecto Social – Compromisso com o próximo. Mateus 19.19 - Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Site Oficial: 

INSCREVA-SE em nosso canal

COMPARTILHE:
#AnoDaHonra
#pastordanieljunior

Nenhum comentário:

Postar um comentário