sexta-feira, 20 de maio de 2016

Salvando a Família

“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7:24).

O que é a Família? A família, criação de Deus, é a comunidade primária da raça humana, e segundo a Bíblia Sagrada é constituída pela união do homem com a mulher. A família vem antes de qualquer outra instituição; vem antes das Nações, das cidades e por tanto antes de qualquer instituição ou movimento sociais.
Gn 1:27-28 "Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra."
Gn 2:24 "Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne."

Deus é o Criador da Família e só Ele é capaz de nutri-la, orienta-la e protege-la.

Sl 127:1 "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela."

A Situação Atual das Famílias e de Crise Gerada pelo Pecado.

O foco da crise vivida pela nossa geração está a partir dos lares. Assim como o primeiro pecado foi cometido dentro de uma família e atentou contra ela (ver Gn 3:6), também em nossos dias a maioria dos pecados são cometidos dentro da família e vão contra ela. Nos lares existem tensões, contendas, discussões, rixas, gritos, ofensas, ressentimentos, amarguras e até separações e divórcios.
Quais as ferramentas usadas por Deus para salvar uma família?

1.  Orientação precisa da Palavra de Deus - Somos muito afortunados! Deus, pela sua Palavra, nos dá instrução sobre todos os aspectos da vida familiar. Seus ensinamentos são claros, sinceros, precisos e perfeitos “A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos. O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente.(Sl 19:7-9). São para todas as famílias em todas as épocas.


2.   O poder transformador do Espírito Santo - Mediante o Espírito Santo, temos em nós a força do Senhor para mudar, melhorar e superar-nos até chegarmos a ser famílias saudáveis e santas para a glória de Deus. O fruto do Espírito Santo, “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.(Gl 5:22-23), manifestado em nós, faz aflorar todas as virtudes necessárias para que tenhamos uma harmoniosa convivência familiar. Aleluia!

3.  A valiosa ajuda da Igreja - Na Igreja, sempre encontraremos pastores ou irmãos mais crescidos a quem poderemos recorrer em busca de sabedoria, conselho e orientação. Além disso na Igreja sempre encontraremos bons exemplos e modelos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário