domingo, 3 de abril de 2011

ESGOTAMENTO ESPIRITUAL



Provérbios 4.18- "Mas a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito."

Int. Que bom seria se conseguíssemos continuar sempre brilhando até alcançarmos o dia perfeito, seria realmente incrível permanecermos sempre constantes e abundantes na obra do Senhor como a Bíblia Sagrada nos ensina em I Coríntios 15.58 "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." Porem na prática nem sempre essa firmeza e constância nos acompanha, e então muitas vezes decidimos dar crédito as pressões da vida e então PARAMOS, e na busca da causa real dessa parada encontramos quase sempre o Esgotamento Espiritual.

No ano 874 a.C. Israel conheceu o seu pior rei em toda a história, o seu nome era Acabe um rei tolerante quanto a idolatria, ao ponto de instituir o culto a Baal, “o suposto Deus da chuva (I Reis 21.25 - "ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, porque Jezabel, sua mulher, o incitava.”, nesse mesmo tempo o Senhor levantou o maior Profeta do reino norte, o seu nome era Elias, o que desafiou os 450 profetas de Baal e venceu o desafio ( I Reis 18.23,24), o profeta que declarou que não choveria por aqueles próximos anos e assim foi... I Reis 17.1 "Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra." , o profeta que foi desafia por Jezabel “a esposa do rei” e fugiu.
I Reis 19.1-3 - "E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço."

Um profeta como Elias fugir? Por quê? – Por conseqüência do esgotamento espiritual.

Sintomas: FUGA – Ele vai para Berseba, a cidade mais distante do Reino Sul na esperança de fugir definitivamente do problema “Jezabel”.

MORTE – O sentimento é que a caminha acabou, que o ministério já chegou ao fim.
I Reis 19.4 - "E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que os meus pais."

SONO – A falta de vigilância.
I Pedro 5.8 - "Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a que possa tragar."

Ouça a Voz do Dr.Jesus...
LEVANTATE - I Reis 19.5b
COME – I Reis 19. 5c
Vem pra fora – I Reis 19.9, 11a
Põe-te perante a face do Senhor

"A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade, produzirá o juízo." Isaías 42.3

Site Oficial: 

Um comentário:

  1. é a mais pura verdade,nos enfraquecemos ...quando deveriamos ser forte,na verdade precisamos pedir ao senhor nosso DEUS que nos fortaleça todos os dias,e nunca...nunca desistir, todos os ventos vem e passam e nós temos de permanecer mesmo com algumas perdas...
    DEUS É FIEL!

    ResponderExcluir